O homem mais alto do mundo foi Robert Pershing, um norte-americano que quando faleceu, com 22 anos, media 2,72 m. A mulher mais alta foi a chinesa Zeng Jinlian que, com 17 anos, quando morreu, media 2,49 m.
O maior vertebrado do planeta é a baleia-azul, que vive nos grandes oceanos e mede mais de 30 metros de comprimento. Hoje em dia, em terra firme, o maior vertebrado é o elefante africano da savana (até 7 m), mas o meio terrestre foi trilhado no passado por vertebrados muito maiores: os dinossauros.
Argentinosaurus
Embora se tenha tentado tirar o recorde de tamanho à baleia-azul, alegando que existiram dinossauros maiores, na realidade não se conseguiu encontrar um esqueleto completo que a ultrapasse. Normalmente os cientistas que estudam os organismos fósseis fazem cálculos sobre o tamanho que poderia ter tido determinado dinossauro a partir dos restos incompletos achados do seu esqueleto. Muitos dinossauros cujo tamanho se tinha suposto que superava o da baleia-azul, como o Argentinosaurus viram o seu comprimento “reduzido” (22-26 m) quando se encontraram mais restos.
O vertebrado vivo mais pequeno é um peixe da ilha indonésia de Samatra. Chama-se Paedocyprisprogenetica e a fêmea adulta mede apenas 7,9 mm.
O motivo pelo qual escolhemos abordar Ortopedia foi o facto de esta ser uma área disciplinar que se refere às doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos e articulações relacionadas com o aparelho locomotor. Estes factos despertaram-nos interesse por esta área e fez com que quiséssemos aprofundar os nossos conhecimentos. Bem como o facto de esta ser uma área que não tem muito relevo na nossa sociedade, apesar dos avanços que se tem vindo a verificar. Assim, queremos divulgar o que em Portugal se faz de melhor nesta disciplina médica, queremos divulgar inovações e desmistificar alguns mitos. Mostrar como é feito aquilo que nos suporta, apoia e, que possibilita o nosso movimento. Queremos demonstrar uma nova perspectiva do que é o nosso corpo humano e como funciona. Essa nova perspectiva irá partir do sistema esquelético e daí para uma longa viagem envolvida de mistérios, questões e curiosidades às quais tentaremos responder… Assim, decidimos intitular o nosso trabalho de projecto de “Armação do Corpo: Apoio, Suporte, e Movimento” de forma a incluir todas as áreas médicas e outras que se encontrem relacionadas com a Ortopedia.