terça-feira, 5 de abril de 2011

Diferenças entre o Esqueleto Feminino e Masculino

Nos homens os ombros são mais largos, o tórax é maior, a pelves é mais estreita, o sacro é mais longo e mais estreito, o comprimento das pernas equivale a 56% da altura em geral;
·       Nas mulheres os ombros são mais estreitos, o tórax é menor, a pelve é mais larga, o sacro é mais curto e mais largo, o comprimento das pernas equivale a 50% da altura em geral.
 A pélvis é a porção anatómica que apresenta maiores diferenças sexuais, nas mulheres desenvolve-se no sentido da largura, com as asas ilíacas mais abertas e inclinadas para fora, os acetábulos e as tuberosidades isquiáticas mais distanciados e as paredes da pélvis menor mais verticais; nos homens desenvolve-se em altura, com os diâmetros da pélvis maior e da pélvis menor mais pequenos, e o ângulo púbico mais agudo. Alem disso, o canal superior é oval nas mulheres, enquanto nos homens tem forma de coração.
 Estas diferenças manifestam-se na puberdade e estão intimamente relacionadas com a reprodução, pois a pélvis feminina, alem de suportar o peso do feto durante a gravidez, deve conte-lo e permitir a sua expulsão no momento do parto. 

Fontanelas ("Moleirinha")

Num recém-nascido, os ossos do crânio ainda não se encontram completamente formados nem unidos. Na imagem abaixo de um crânio bebé vêem-se intervalos de ossos do crânio, que correspondem a zonas membranosas chamadas fontanelas ou moleirinha. Permitem ao crânio comprimir-se durante o parto e crescer á medida que o cérebro se vai desenvolvendo. Aos 12-18 meses as fontanelas ossificam totalmente. 

Experiências com Ossos

Esta é uma experiência que tu próprio podes fazer em tua casa. Para isso necessitas apenas de um osso de frango cru, vinagre e um frasco.

Começas por pegar no osso e retirar os músculos e a pele.

2 º Deixas a secar ao sol durante alguns dias.

3º Colocas o osso no frasco e enches com vinagre 

4º Fechas o frasco e aguardas uma semana

No final da semana retiras o osso do frasco e vais verificar que o osso está mole e por isso flexível . 

P.S: Podes utilizar Coca-Cola em vez de vinagre.