terça-feira, 5 de abril de 2011

Diferenças entre o Esqueleto Feminino e Masculino

Nos homens os ombros são mais largos, o tórax é maior, a pelves é mais estreita, o sacro é mais longo e mais estreito, o comprimento das pernas equivale a 56% da altura em geral;
·       Nas mulheres os ombros são mais estreitos, o tórax é menor, a pelve é mais larga, o sacro é mais curto e mais largo, o comprimento das pernas equivale a 50% da altura em geral.
 A pélvis é a porção anatómica que apresenta maiores diferenças sexuais, nas mulheres desenvolve-se no sentido da largura, com as asas ilíacas mais abertas e inclinadas para fora, os acetábulos e as tuberosidades isquiáticas mais distanciados e as paredes da pélvis menor mais verticais; nos homens desenvolve-se em altura, com os diâmetros da pélvis maior e da pélvis menor mais pequenos, e o ângulo púbico mais agudo. Alem disso, o canal superior é oval nas mulheres, enquanto nos homens tem forma de coração.
 Estas diferenças manifestam-se na puberdade e estão intimamente relacionadas com a reprodução, pois a pélvis feminina, alem de suportar o peso do feto durante a gravidez, deve conte-lo e permitir a sua expulsão no momento do parto. 

Fontanelas ("Moleirinha")

Num recém-nascido, os ossos do crânio ainda não se encontram completamente formados nem unidos. Na imagem abaixo de um crânio bebé vêem-se intervalos de ossos do crânio, que correspondem a zonas membranosas chamadas fontanelas ou moleirinha. Permitem ao crânio comprimir-se durante o parto e crescer á medida que o cérebro se vai desenvolvendo. Aos 12-18 meses as fontanelas ossificam totalmente. 

Experiências com Ossos

Esta é uma experiência que tu próprio podes fazer em tua casa. Para isso necessitas apenas de um osso de frango cru, vinagre e um frasco.

Começas por pegar no osso e retirar os músculos e a pele.

2 º Deixas a secar ao sol durante alguns dias.

3º Colocas o osso no frasco e enches com vinagre 

4º Fechas o frasco e aguardas uma semana

No final da semana retiras o osso do frasco e vais verificar que o osso está mole e por isso flexível . 

P.S: Podes utilizar Coca-Cola em vez de vinagre.

sábado, 19 de março de 2011

Implicações do uso de saltos nas mulheres

Vilão e Herói para as Mulheres:
Um belo salto alto dá o tom ideal de elegância, sensualidade e sofisticação.
“O saltinho deixa o bumbum mais empinado, as coxas mais definidas e a postura mais imponente.”

Ao mesmo tempo que eles nos dão sensação de poder também nos podem levar ao mais fundo dos abismos, pois chega um momento em que nada mais te poderá deixar em pé, elegante a não ser retirar o sapato que magoa.
A última pesquisa que foi publicada no “Journal of Experimental Biology” e conduzido por Marco Narici, da Manchester Metropolitan University, em Inglaterra, e Robert Csapo, da Universidade de Viena, na Áustria, o trabalho mostrou que a utilização por período prolongado de salto alto provoca modificações em músculos e tendões.

Algumas dicas para minimizar o desconforto:
1) Alternar a altura do salto;
2) Sapatos baixos para andar a pé;
3) Massajar os pés;
4) Alongar.


terça-feira, 1 de março de 2011

Esqueleto Humano

O esqueleto de um indivíduo adulto é formado, geralmente, por 206 ossos, enquanto o de um recém-nascido tem 270. Uma criança nasce com 350 ossos. Mas, quando ficar adulta, vai contar com apenas 206. É que os ossos dos membros de um recém-nascido não são inteiros: eles vão soldar durante o crescimento. No total, o esqueleto humano pesa 9 quilos.


A região do corpo que mais tem ossos é a cabeça: 29.

Contém 1 quilo de cálcio. É composto de 75% de água.

Um pedaço de osso pode suportar um peso de 9 toneladas sem se romper; o mesmo peso destroçaria um pedaço de cimento do mesmo tamanho.

Nos pés, encontra se um quarto dos ossos do corpo humano, com 26 em cada um deles.

Podemos saber, através de um raio-X, a nossa idade óssea. Saberemos então se iremos crescer mais. Esse raio-X é tirado no punho.

Para saber quantos quilos de ossos uma pessoa tem, basta dividir o peso da pessoa por quatro. O resultado é o peso ósseo aproximado.

De cada vez que dás um passo o teu fémur tem que suportar a pressão de 844Kg/cm (praticamente o peso de um elefante).

As articulações dos ossos dos atletas do salto com vara chegam a suportar 14 mil quilos de peso de pressão por cm2 na queda do salto.

No fim do dia, chegas a medir menos 1 cm do que de manhã porque a cartilagem fina entre as duas vértebras fica esmagada.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Os Mais Altos do Mundo

Robert Pershing
Zeng Jinlian
     O homem mais alto do mundo foi Robert Pershing, um norte-americano que quando faleceu, com 22 anos, media 2,72 m. A mulher mais alta foi a chinesa Zeng Jinlian que, com 17 anos, quando morreu, media 2,49 m.

O Maior e o Menor Vertebrado



Baleia-azul
     O maior vertebrado do planeta é a baleia-azul, que vive nos grandes oceanos e mede mais de 30 metros de comprimento. Hoje em dia, em terra firme, o maior vertebrado é o elefante africano da savana (até 7 m), mas o meio terrestre foi trilhado no passado por vertebrados muito maiores: os dinossauros.
Argentinosaurus
     Embora se tenha tentado tirar o recorde de tamanho à baleia-azul, alegando que existiram dinossauros maiores, na realidade não se conseguiu encontrar um esqueleto completo que a ultrapasse. Normalmente os cientistas que estudam os organismos fósseis fazem cálculos sobre o tamanho que poderia ter tido determinado dinossauro a partir dos restos incompletos achados do seu esqueleto. Muitos dinossauros cujo tamanho se tinha suposto que superava o da baleia-azul, como o Argentinosaurus viram o seu comprimento “reduzido” (22-26 m) quando se encontraram mais restos.
    O vertebrado vivo mais pequeno é um peixe da ilha indonésia de Samatra. Chama-se Paedocyprisprogenetica e a fêmea adulta mede apenas 7,9 mm.
Paedocyprisprogenetica

Escolha do Tema


O motivo pelo qual escolhemos abordar Ortopedia foi o facto de esta ser uma área disciplinar que se refere às doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos e articulações relacionadas com o aparelho locomotor. Estes factos despertaram-nos interesse por esta área e fez com que quiséssemos aprofundar os nossos conhecimentos. Bem como o facto de esta ser uma área que não tem muito relevo na nossa sociedade, apesar dos avanços que se tem vindo a verificar. Assim, queremos divulgar o que em Portugal se faz de melhor nesta disciplina médica, queremos divulgar inovações e desmistificar alguns mitos. Mostrar como é feito aquilo que nos suporta, apoia e, que possibilita o nosso movimento. Queremos demonstrar uma nova perspectiva do que é o nosso corpo humano e como funciona. Essa nova perspectiva irá partir do sistema esquelético e daí para uma longa viagem envolvida de mistérios, questões e curiosidades às quais tentaremos responder… Assim, decidimos intitular o nosso trabalho de projecto de “Armação do Corpo: Apoio, Suporte, e Movimento” de forma a incluir todas as áreas médicas e outras que se encontrem relacionadas com a Ortopedia.