terça-feira, 5 de abril de 2011

Diferenças entre o Esqueleto Feminino e Masculino

Nos homens os ombros são mais largos, o tórax é maior, a pelves é mais estreita, o sacro é mais longo e mais estreito, o comprimento das pernas equivale a 56% da altura em geral;
·       Nas mulheres os ombros são mais estreitos, o tórax é menor, a pelve é mais larga, o sacro é mais curto e mais largo, o comprimento das pernas equivale a 50% da altura em geral.
 A pélvis é a porção anatómica que apresenta maiores diferenças sexuais, nas mulheres desenvolve-se no sentido da largura, com as asas ilíacas mais abertas e inclinadas para fora, os acetábulos e as tuberosidades isquiáticas mais distanciados e as paredes da pélvis menor mais verticais; nos homens desenvolve-se em altura, com os diâmetros da pélvis maior e da pélvis menor mais pequenos, e o ângulo púbico mais agudo. Alem disso, o canal superior é oval nas mulheres, enquanto nos homens tem forma de coração.
 Estas diferenças manifestam-se na puberdade e estão intimamente relacionadas com a reprodução, pois a pélvis feminina, alem de suportar o peso do feto durante a gravidez, deve conte-lo e permitir a sua expulsão no momento do parto. 

4 comentários:

  1. Prefiro o corpo feminino é lindo! a mulher é um desenho perfeito com formas arredondadas maravilhosas!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom este seu blogue. Continue postando.

    ResponderEliminar